5 vantagens de automatizar o controle de horas extras

4 minutos para ler

Sabemos que um dos grandes desafios de muitas empresas é fazer o controle de horas extras. Realizar sua gestão financeira envolve muitos detalhes, o que, às vezes, torna o trabalho cansativo e propenso a falhas.

Apesar disso, registrar horários de entrada e saída dos colaboradores, descontar faltas e atrasos e compensar as horas a mais são práticas essenciais para garantir a segurança da organização e evitar processos judiciais.

O registro de ponto é uma prova que a empresa e o funcionário têm para mostrar que direitos e deveres relacionados à carga horária estão sendo cumpridos. Hoje, graças à tecnologia, é possível que esse registro seja feito de maneira automatizada. Isso significa mais agilidade, melhor gestão das informações e menos risco de erros ou fraude.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue lendo e confira 5 principais vantagens dessa automatização!

1. Melhor gestão de frequência

Uma falta ou outra de um colaborador é normal e deve ser devidamente justificada. Porém, às vezes, fica difícil administrar a frequência de cada funcionário em particular. Assim, ausências repetitivas que prejudicam o andamento do trabalho de toda uma equipe podem acabar passando despercebidas aos gestores e ao RH.

Por outro lado, é possível também que alguns colaboradores estejam sobrecarregados, cumprindo jornadas mais longas do que o adequado. A consequência de excesso de trabalho por parte de um funcionário pode acarretar em baixa na produtividade e na qualidade do serviço executado, além de, até mesmo, resultar em acidentes.

Com um sistema automatizado, fica mais fácil para os responsáveis analisarem cada caso específico e tomar providências acertadas.

2. Melhor gestão de tarefas

Gestores estão sempre pensando em estratégias para aumentar a produtividade de sua equipe, não é verdade? Ao mesmo tempo, muitos colaboradores estão sempre lutando contra a procrastinação e a falta de motivação para realizar suas atividades.

Uma ferramenta de controle automatizada permite a visualização de check-in e check-out das tarefas de cada colaborador. Isso oferece um melhor acompanhamento do que está sendo feito ou não. A partir daí, é possível identificar que departamentos e funcionários precisam se motivar ou comprometer mais.

3. Mais organização das informações

Com a automatização, os responsáveis pela gestão de Recursos Humanos conseguem visualizar mais facilmente não apenas a quantidade de horas extras de um funcionário mas também como ele as utilizou. O colaborador também pode ter acesso ao seu banco de horas e verificar se foram descontadas ou pagas.

Além disso, a ferramenta de controle automatizado evita possíveis erros de digitação de um lançamento manual e até mesmo que um gestor esqueça de lançar alguma informação em uma planilha ou sistema.

4. Integração com a folha de pagamento

O setor financeiro costuma ter bastante trabalho para gerar uma folha de pagamento. Afinal, é necessário lançar todos os atrasos, faltas, horas extras, adicional noturno e qualquer outro evento que precise ser descontado ou pago.

A integração do registro de ponto com o sistema financeiro torna essa atividade muito mais prática e eficiente. Além disso, facilita também outros cálculos trabalhistas e as contas rescisórias, já que as horas extras refletem em todas as verbas do funcionário. Durante o contrato de trabalho, refletem no FGTS e no repouso semanal remunerado. Já ao fim do contrato, interfere no aviso prévio, nas férias proporcionais e no décimo terceiro salário proporcional.

5. Proteção jurídica

O assunto controle de horas extras aparece em muitos dos processos trabalhistas no Brasil. Caso a empresa não tenha um registro confiável dessas horas, a justiça vai considerar as informações alegadas pelo funcionário, sejam verdadeiras ou não.

Quando há registro eletrônico de entradas e saídas dos colaboradores, a empresa pode usar isso como prova e proteção jurídica.

Como foi possível ver, a gestão de ponto por meio de um sistema automatizado garante mais segurança tanto para colaboradores quanto para a empresa.

A ASF Technology possui uma ferramenta que pode ajudar no controle de horas extras: o e-Ponto Corporate. Para receber mais informações e esclarecer quaisquer dúvidas, entre em contato conosco. Será um prazer atender você!

rh 4.0Powered by Rock Convert
Quer saber e conhecer mais sobre marcação de ponto eletrônico pelo celular? Acesse: www.epontocorporate.com.br
Quer saber e conhecer mais sobre assinatura eletrônica de documentos pelo celular? Acesse: www.epontodoc.com.br
Você também pode gostar

Deixe um comentário