Gerenciamento de APIS: como essa integração pode tornar os processos mais eficientes?
O uso de APIs é disseminado no ambiente de TI. Sem elas, muitas aplicações não teriam as funcionalidades necessárias para serem utilizadas de modo integrado. Por isso, fazer o gerenciamento de APIs das suas aplicações é algo crucial.
Por serem partes críticas de soluções de TI, a empresa deve manter uma política para garantir a confiabilidade e a performance das APIs. Desse modo, o usuário pode fazer um uso de qualidade das interfaces sempre.
Quer saber mais sobre o tema e como o gerenciamento de APIs impacta no seu dia a dia? Então veja o post a seguir!
O que é uma API?
A API (Application Programming Interface) é uma interface de software utilizada para troca de dados entre aplicações e hardwares. A partir de comandos padronizados, ela consegue manter duas soluções feitas de modo diferente comunicando-se. Dessa forma, é possível criar uma maior integração em um ambiente digital.
Como as APIs funcionam?
Uma API funciona a partir de quatro tipos de comandos. Eles auxiliam o usuário a realizar operações e, assim, obter acesso completo aos recursos que são disponíveis. Eles são os seguintes:
- comandos voltados para visualizar e coletar dados;
- comandos voltados para escrever informações novas no sistema;
- comandos voltados para inserir novas informações no sistema;
- comandos voltados para realizar alguma operação.
Um sistema de análise de dados, por exemplo, utiliza APIs para obter informações de outras aplicações, como softwares de gestão ou aplicativos de vendas. Em um smartphone, a API é utilizada para permitir, por exemplo, que aplicativos acessem a câmera, o sistema de geolocalização, o microfone e outros recursos do aparelho de um modo padronizado.
Como o gerenciamento de APIs pode ajudar a ter melhores resultados?
O gerenciamento de APIs pode ser de grande ajuda para empresas que pretendem otimizar o seu fluxo de trabalho. Com ele, o negócio consegue gerenciar melhor, por exemplo, documentos que circulam em meios digitais: o envio e recebimento dos dados será mais seguro e com menos falhas.
Afinal, se a empresa tem um sistema de gestão que emite relatórios gerenciais, por exemplo, ele poderá utilizar um conjunto de APIs para otimizar o trabalho com o documento. Há a possibilidade de implementar um recurso para compartilhar o documento automaticamente via e-mail para as pessoas certas.
Já na hora de criar o documento, o software adotará APIs para coletar e montar os dados corretamente. Desse modo, a companhia conseguirá estruturar as suas decisões com muito mais qualidade, já que os dados foram organizados a partir de registros atualizados e coletados corretamente.
Em outras palavras, as APIs são um instrumento fundamental para o uso de qualquer tecnologia. Apesar de estarem sempre em “segundo plano” no dia a dia do uso de ferramentas, são elas que colocam as pessoas em um ambiente em que tudo pode se conectar. Ter uma boa atenção a elas é algo básico, especialmente quando a empresa migra para a transformação digital.
Por isso, sempre busque o apoio de um negócio como a ASF Technology para criar soluções que façam um bom gerenciamento de APIs. Assim, você conseguirá manter a infraestrutura integrada de um modo robusto, de modo a alcançar um alto retorno sobre o seu investimento sempre, além de conseguir reduzir custos e erros que possam prejudicar a sua competitividade.
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então fale conosco agora!